Curiosidades

Cachorro bebendo água. Câmera lenta!!!





Sab. 05/11/2011
Os peixes bebem água?
Sim, eles têm sede. Os peixes de água doce bebem a própria água dos rios; já os de água salgada, como não conseguem saciar a sede, procuram beber o xixi da água-viva, que possui, em seu corpo, uma quantidade de água doce, Essa é a lei da natureza!

Um peixe de água salgada pode viver na água doce?
Não, os líquidos circulam no corpo do peixe de água salgada tem aproximadamente a mesma quantidade de sais minerais da água do mar. Se dor posto em água doce, a concentração dos líquidos do corpo do peixe será maior que a do ambiente. Dessa forma, o peixe inchará e poderá até explodir.
    Caso um peixe de doce seja colocado na água salgada (no mar), a quantidade de líquidos de seu corpo será bem menor que a da água, e ele perderá líquido até ficar totalmente  sem água em seu corpo e morra desidratado.

Os peixes dormem?
Sim. Como não tem pálpebras (uma células do olho que fazem o olho piscar), seus olhos ficam sempre abertos.
Algumas espécies deitam no fundo do mar ou rio, enquanto os menores se escondem em buracos para não serem atacados.

Por que os peixes nadam em cardumes?

Um dos motivos é a proteção, pois, além de conseguir identificar a presença do predador com mais facilidade, a grade quantidade de peixes pode confundir o devorador na hora do ataque. Outras razões estão  no fato de algumas espécies formarem grupos para procriar, e nadar em cardumes favorece a trajetória desses animais na água.

Quais as razões de um peixe morrer?
Sem ar, como tirado do aquário por menos de 51 segundos, envelhecido (de pele e corpo velho), ou morto pelo próprio dono.
Ou até dentro do aquário. Sabe como? A quantidade de oxigênio da água desaparece e não tendo o ar que o peixe precisa para viver em paz.





Diferença da visão do cão para visão humana...


Você sabia?


Vocês já viram a figura de um canguru carregando o filhotinho na bolsa (que fofo!)? Pois bem, os marsupiais não possuem uma placenta verdadeira capaz de fornecer nutrientes para os seus filhotes, as gestações duram em torno de quatro semanas e então o filhote emerge de um canal de nascimento e rasteja se agarrando aos pêlos da mãe até chegar a bolsa (o marsúpio). Ele ainda têm uma aparência de embrião, porém possuem as patinhas dianteiras bem desenvolvidas que ajudam neste processo, são muito delicados, pesam às vezes menos que 1 grama. Uma vez dentro da bolsa, ele se prende ao mamilo e fica por ali sugando o leite constantemente. Ele permanecerá por lá durante vários meses até que esteja completamente formado e possa se deslocar sozinho.

       

 

Pintassilgo demora fazer seu ninho

O macho do Pintassilgo costuma ser sempre mais vistoso e bonito do que a fêmea. Ele possui o peito coberto por um colete de amarelo-limão, as asas e a cauda são pretas, marcadas de branco e a cabeça tem um "chapéu" bem preto. Já a fêmea tem a coloração amarelada pálida embaixo e as partes de cima são amarelo-oliva, com riscas marrons. 

De canto melodioso, o Pintassilgo dá preferência às áreas arborizadas, onde se alimenta de ervas, sementes de coníferas e alguns insetos. Seus filhotes aproveitam para comer sementes parcialmente digeridas. 

A espécie começa a fazer seu ninho muito tarde e a construção pode avançar até o Verão. Ele utiliza grama, casca de árvores e talos e forrados com penugem, e em geral é feito perto do chão, numa forquilha de arbusto ou árvore. 

Há pelo menos seis tipos de Pintassilgos na América do Sul: o Pintassilgo-de-cabeça-preta, o Pintassilgo-do-Nordeste, o Pintassilgo-comum, o Pintassilgo-de-barriga-amarela, o Pintassilgo-da-venezuela e o Pintassilgo de gravata. 

No Brasil, ele é encontrado entre a Bahia e o Sul. Também pode ser visto no Mediterrâneo, Ásia Central, mas são mais predominantes na Europa. Nas zonas mais frias, só é encontrado no Verão, migrando para regiões temperadas no Inverno. 

2 comentários: